Há muito se fala nos benefícios das brincadeiras no processo de educação infantil, sendo inquestionável sua importância na formação social, cultural e humana das crianças, além de ser um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento delas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Talvez a maneira mais importante de desenvolver a mente de uma criança seja através do BRINCAR. Por meio do lúdico a criança começa a entender o mundo e se interessar pelo conhecimento, expressando suas ideias; ela aprende, experimenta, recria, repensa, imita, cria possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções, desenvolvendo, além de aspectos físicos e motores, aspectos cognitivos, bem como valores sociais, morais, tornando-se cooperativa, sociável e capaz de escolher seu papel na sociedade. Também fica mais fácil de demonstrar seus sentimentos, lidar com desafios e frustrações, aprender a esperar sua vez, compartilhar e socializar com os colegas.
Por isso é tão importante brincar de diversas formas, em diferentes lugares e épocas e com pessoas diferentes. Cada brincadeira aflora um novo sentimento e partir disso a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele. Brincando a criança se diverte, conhece regras, faz exercícios, constrói conhecimentos, limites e aprende a conviver com amigos. E são através desses momentos que se forma um adulto que acredita em seu potencial transformador, com boa autoestima e cultivando dentro de si uma forte vontade de viver – e fazer - um mundo melhor. No lúdico não há erro e sim criação.
Valorizar a recreação é, ao final, valorizar a formação da criança numa pessoa melhor, para ela mesma, para a família e para a sociedade na qual convive.
Essa é a proposta do Mundo da Lua: um lugar para brincar e interagir. Correr, subir, escorregar, escalar e participar das brincadeiras e gincanas comandadas pelo nosso time de recreadores profissionais!
E você, já parou pra pensar na importância de brincar com sua criança?